fbpx
 

BLOG

Realidade Aumentada na escola

ACHAR ESTUDAR O MÁXIMO, É ISSO MESMO

Entendemos que educação e treinamento também devem trazer a sensação de UAU! Quero mais.
Ao final do artigo entenderá que sim. E que é possível agora já gerar conteúdo e fazer quem estiver na linha de frente do aprendizado aprender mais, parecer lúdico mas de fato é com muito conteúdo e mais fácil de ser absorvido.

Primeiro de tudo, o conteúdo de qualquer aprendizado geralmente depende de livros ou material impressos, que custam dinheiro. Globalmente se luta para decidir a melhor maneira de custos estarem ajustados aos diversos públicos, independente do poder de compra, principalmente quando se trata de ensino fundamental e médio, ou mesmo uma faculdade. Porque o objetivo sempre é garantir que todos tenham acesso ao material.

Com a realidade aumentada (RA), você dá a todos mais acesso aos materiais de aprendizagem, o material pode ser disponibilizado em sistemas, plataformas, celulares, tablets, ou mesmo nos equipamentos das instituições de ensino.

Quem atua no segmento da educação sabe que o processo de aprender gera melhor aproveitamento dos alunos quando pode dispor de diversos recursos, usando melhor recurso de acordo com o assunto e a metodologia de ensino. Os professores e disciplinas são diferentes, a realidade aumentada dá a todos o poder de personalizar suas experiências e ajustar seus conjuntos de RA às especificações correspondentes às suas estratégias. Os professores teóricos podem usar a AR como um meio para fortalecer suas exposições, enquanto tutores mais práticos podem fazer com que os alunos interajam com as plataformas. Isso faz com que o aprendizado obtenha um novo grau de flexibilidade.

Adesão por parte dos alunos será elevada pelo fato de estarmos trabalhando o aprendizado gerando uma nova experiência. O conjunto dessas soluções, independente da pressão das circunstâncias atuais, podem e devem ser consideradas como um novo modelo de promover o ensino de forma envolvente, lúdica e com riqueza maior de conteúdo.

realidade-aumentada

Aprender fazendo acaba por ser a experiência que mais enriquece as mentes e melhora a retenção de memória. Algo que já está sendo usado em quase todos os lugares em que a RA foi adotada são aplicativos que permitem que você aprenda fazendo, em vez de ficar exposto a aulas as vezes com muita teoria e longas exposições. Fazer as coisas em vez de ouvi-las ou ver alguém fazê-las melhora a retenção de memória e atende aos alunos que são mais práticos e têm dificuldade em imaginar ou reter conceitos apenas com explicações, ou seja, tem todo um contexto maior de inclusão. Pratique o deve aprender.

Materiais digitais superam as limitações do mundo físico, sempre. Uma coisa que a realidade aumentada e a realidade virtual (RV)têm em comum é que elas nos dão a capacidade de transcender o mundo físico à medida que sobrepõem elementos virtuais no mundo que conhecemos (em RA) ou renderizamos novos mundos inteiros do zero (em termos de RV). A escala do aprendizado pois passam a ver o que era lido ou escutado. Podemos dar um exemplo, animais pré histórico ou extinção sendo vistos em 3D, levam tanto o aluno para uma viagem ao passado, ou entendem como seria sem os animais vistos. Gera outro tipo de percepção. Uma baleia saltando do mar projetada, quase como estar no barco no oceano. Uma aula de história onde se consegue ver a cidade de Roma como era no Império Romano, entrando nas casas de cada uma das hierarquias ou classe da sociedade na época. Ou ver os objetos de maior uso para mumificações do Egito antigo. Ficaram as experiências marcada para sempre.

Aprendizado seguro, outro exemplo. Sabe aquela mistura no laboratório químico que sendo misturado certo encanta, misturado errado pode gerar algum risco. RA com certeza gera a experiência desse tipo aprendizado sempre em segurança. Segurança é muito importante. Quando se trata de educação, a segurança é fundamental.
Habilidades sensoriais são mais uma grande coisa a ser trabalhada através da RA.
RA dará aos alunos a possibilidade de terem o conteúdo necessário, estarem envolvidos, interagirem usando tecnologia que eles gostam tanto, vivenciar experiências inesquecíveis. Fica ai a nossa dica, educação no presente com RA.

CONTATO

TRANSFORME SUA IDEIA EM REALIDADE AUMENTADA

ENDEREÇO
Av Angélica, 2529 - Bela Vista CEP 01227-200 - São Paulo - SP
TELEFONE
+55 (11) 99139-1331
EMAIL