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Nada mais será igual no varejo depois da realidade aumentada

A Realidade Aumentada (RA) registrou um crescimento recorde em 2019, sendo uma das principais ferramentas de suporte a marketing, mobilidade, treinamento. Não é à toa que as grandes estão se posicionando fortemente neste mercado. Os participantes do setor no mundo de realidade aumentada esperam que 2020 seja um ano marcado por um aumento no ritmo de crescimento do setor. Espera-se que o número de dispositivos habilitados para AR atinja 2,5 bilhões até 2023.

Microsoft, Amazon, Apple, Facebook e Google assumiram compromisso sério com desenvolvimento e disponibilização da tecnologia de base em estado da arte de agora para sempre para possibilitar essa escalada potencial de usuários.

Marcas globais estão adotando a RA, como por exemplo Lacoste, American Apparel e Uniqlo abriram showrooms e provadores virtuais para permitir que os clientes experimentem produtos em espaços virtuais. A Zara implantou espelhos inteligentes que lêem etiquetas RFID em roupas que foram retiradas das prateleiras para fornecer sugestões de uma maneira mais próxima do que os consumidores veem nas lojas on-line e não nas lojas físicas. A Ikea está usando um aplicativo baseado no ARKit para incentivar os clientes a visualizar como serão os novos móveis em uma sala enquanto movem as câmeras do telefone em tempo real.

O Brasil pela dimensão territorial e tendo os brasileiros abertos a inovação, somos grande usuários instantâneos do que é novo e fácil de usar através dos smartfones, será o segundo maior consumidor de soluções para o varejo de RA. Pesquisas indicam que as compras em lojas são maiores onde houve a possiblidade dos consumidores vivenciar opções de RA. O virtual integrado ao físico, que nós da Ideas.Farm carinhosamente denominamos PHYRTUAL, definitivamente é a nova tendência.

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Em levantamento realizado pelo Google Shopper Marketing Council, foi apontado que 79% de usuários que possuem smartphones realizam compras pelo celular; dentre os “smartphone shoppers” – uma base de 1507 consumidores entrevistados –, 84% deles se utilizam do dispositivo móvel que carregam para ajudá-los durante uma compra realizada em loja física. O alto índice se dá, principalmente, porque o uso de mobile em momentos de compra economiza o tempo dos consumidores (para 51% dos respondentes), dinheiro (44%) e facilita a vida dos clientes (42%). Além disso, conforme estudo da Accenture, que entrevistou, em 2016, 10.096 consumidores em 13 países, incluindo o Brasil, 37% dos consumidores anseiam por utilizar navegadores e pesquisadores de produtos dentro das lojas.

Ao tornar essas experiências mais atraentes para os clientes, os varejistas podem criar uma atração que trará os clientes de volta ao cenário físico.

Aproveitar a tecnologia AR para proporcionar aos visitantes uma experiência aprimorada de navegação interna é o próximo passo para criar a lealdade à marca em 2020, ter vendas ampliadas e possibilita o marketing espontâneo entre os diversos grupos nos quais os compradores participam (ou seja marketing gratuito, e não tem nada melhor que o amigo indicar espontaneamente o seu produto). 

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